quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

São Pedro (SP): Meio Ambiente vai elaborar 5 Planos Municipais

São Pedro (SP): Meio Ambiente vai elaborar 5 Planos Municipais
Projetos que estão na fase de elaboração foram pauta de reunião do prefeito Thiago Silva com a equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente na segunda-feira, 13. Temas como resíduos sólidos, arborização urbana, educação ambiental, restauração ecológica, Mata Atlântica e Cerrado serão abordados em Planos Municipais específicos.

“Detalhamos os próximos passos e projetos, além das parcerias e atividades conjuntas que serão realizadas com participação da ESALQ, UFSCAR, Corredor Caipira, Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Fundação Florestal. Essas ações representam um ganho sem precedentes para o meio ambiente de São Pedro e região”, disse o prefeito Thiago Silva.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Jr, os planos que serão elaborados são os cinco citados abaixo:

- Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

- Plano Municipal de Arborização Urbana.

- Plano Municipal de Educação Ambiental. 

- Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado.

- Plano Emergencial de Restauração Ecológica.

Esses planos vão permitir, na prática, que a gestão pública tome decisões com base em informações confiáveis produzidas por técnicos, por meio de metodologia científica.

Saiba mais em: https://www.atribunapiracicabana.com.br/2023/02/16/meio-ambiente-vai-elaborar-5-planos-municipais/

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Salve as Abelhas!

 


Salve as abelhas plantando:
- Calêndula.
- Orégano.
- Lavanda.
- Tomilho.
- Girassol.
- Prímula.
- Hortelã.

Agradecimentos ao amigo Rodolfo Pimentel por ter compartilhado a informação.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Rochas de plástico no Espírito Santo

Rochas de plástico no Espírito Santo - Foto: G1/Tv Gazeta - Espírito Santo -

Cientistas e pesquisadores identificaram rochas que estão sendo formadas por plástico na Ilha da Trindade, um paraíso quase inabitado que fica a 1.140 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo, e é a ilha brasileira mais distante do continente.

O acesso à ilha é controlado e restringido pela Marinha, o que mostra que a ação do homem começou a influenciar processos que antes eram considerados essencialmente naturais, como a formação de rochas.

Os impactos para o meio ambiente podem ser graves, ameaçando, por exemplo, espécies de tartarugas e aves que se alimentam no local, e também espalhando o material para outras regiões.

Saiba mais em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/02/09/pesquisadores-descobrem-rochas-de-plastico-no-arquipelago-quase-inabitado-mais-distante-do-litoral-brasileiro.ghtml

ZERO: Dia Internacional do Lixo Zero

O Dia Internacional do Lixo Zero, ou do Resíduo Zero, é um evento anual realizado em 30 de março desde 2023, estabelecido pela Assembleia Ge...