sábado, 3 de agosto de 2024

ECOTELHADO: Como podemos aproveitar o topo dos edifícios!

Fonte: Shopping Eldorado - SP
Com o objetivo de dar destino ecologicamente correto a cerca de 164 toneladas de resíduos orgânicos gerados mensalmente em suas praças de alimentação, o Shopping Eldorado investe, desde 2012, no projeto de compostagem nomeado de Telhado Verde

A medida transforma as sobras de alimentos em composto orgânico, reaproveitando mais de 30% dos resíduos que o estabelecimento produz.

O intuito da iniciativa é reduzir significativamente a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário. Esta redução evita ainda a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material até os aterros e a emissão de metano gerada pela decomposição dos resíduos orgânicos nestes locais.

Outra importante economia está relacionada à horta: com o ecotelhado, a temperatura interna do edifício é amenizada, reduzindo o consumo de energia e evitando o desperdício da água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.

Ecotelhado:compostagem e horta urbana

O composto orgânico produzido pela compostagem dos resíduos é aproveitado no cultivo de hortaliças, legumes e verduras livres de agrotóxicos em uma área de 6.800 m² no telhado do shopping. Os colaboradores do shopping são responsáveis pela operação de separação, compostagem e cultivo da horta. E também ficam com a produção de alimentos.

Para o superintendente do Shopping Eldorado, Sérgio Nagai, um shopping center é também um instrumento de desenvolvimento social e possui um compromisso com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde está inserida. “Com o Telhado Verde, trabalhamos o tripé da sustentabilidade com um ciclo em que tentamos abranger não apenas questões ambientais, como também sociais”, explica.

Na horta, são produzidos legumes, verduras e algumas frutas, como berinjela, jiló, pimentão, pimentas, salsinhas, alfaces, tomates, manjericão, pepino, abobrinha, rúcula, couve, limão, amora, beterraba; além de gengibre, capim-cidreira, hortelã, erva doce, alecrim e poejo.

Todo mês, é escolhida uma data, nomeada de ´Dia da Colheita´, onde todos os colaboradores do shopping podem ir ao telhado e retirar suas verduras e hortaliças gratuitamente.

Em 2014, a iniciativa ganhou o prêmio de sustentabilidade da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e, em 2015, o prêmio de Grande Empresa da Federação de Comércio de São Paulo e ICSC Global Awards Latin America. 

Em 2016, conquistou mais uma vez um prêmio de sustentabilidade da Abrasce, com os impactos do projeto na vida dos colaboradores, além dos prêmios ADVB – Top de Sustentabilidade e Lide Varejo na categoria SUTENTABILIDADE, em 2017. “Estes prêmios nos mostram o quanto a nossa atitude com o negócio e o meio ambiente está indo pelo caminho certo”, completa Nagai.


CIMENTO: Vamos tirar os pavimentos e criar jardins!

Você sabia que transformar espaços urbanos, removendo pavimentos para plantar vegetação, pode beneficiar significativamente o meio ambiente e as comunidades?

Curiosidade: Projetos como o DEPAVE (https://www.depave.org/) em Portland estão fazendo a diferença desde 2008, convertendo áreas de concreto em espaços verdes exuberantes! Ao remover 1.670 metros quadrados de pavimento perto de uma igreja local, eles embelezaram a área e enfrentaram injustiças sociais e ambientais.

A remoção de pavimentos urbanos ajuda a reduzir a poluição da água da chuva, restaurar habitats e aumentar a agricultura urbana e a vegetação nativa. É uma maneira fantástica de melhorar a qualidade do ar e da água, além de reconectar as pessoas com a natureza.

Fonte: UGreen Brasil - https://www.instagram.com/ugreen_br/

Depave: https://www.instagram.com/depavepdx/

ZERO: Dia Internacional do Lixo Zero

O Dia Internacional do Lixo Zero, ou do Resíduo Zero, é um evento anual realizado em 30 de março desde 2023, estabelecido pela Assembleia Ge...