domingo, 11 de setembro de 2022

Dia Nacional do Cerrado - 11 de Setembro

Dia Nacional do Cerrado - 11 de Setembro

Celebrado em 11 de setembro, o Dia Nacional do Cerrado ressalta a importância da preservação do bioma da capital federal. Em comemoração, evento no Lago Oeste neste ano de 2022 reúne uma programação especial que promete aproximar o público do ecossistema.

A celebração foi instituída em 2003 para lembrar a importância do bioma, que abrange mais de 20% do território nacional e abriga em seu subsolo grandes reservas de água doce.

O Cerrado possui uma importância imensa para todo o país, incluindo o equilíbrio hidrológico. Isso acontece porque, apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aquíferos e nascentes.

O Cerrado é um dos principais biomas brasileiros, ocupando 2.036.448 km² do território nacional. E mesmo assim, ainda é um bioma pouco conhecido e valorizado. Até poucas décadas atrás o Cerrado era considerado de pouca beleza e utilidade, o que acabou contribuindo com sua rápida destruição. 

Apesar disso, hoje temos conhecimento de sua tamanha importância. Atualmente sua aparência é considerada de rara beleza. Um verdadeiro mosaico de vegetação e rios com belíssimas cachoeiras, sem contar a imensa variedade de animais. Em sua flora possui plantas que produzem frutos de sabor peculiar, como o pequi, e outras tantas consideradas até mesmo medicinais. 

Não apenas, o Cerrado também é responsável pelo fornecimento de água, seja por suas águas subterrâneas ou pelas nascentes de diversos rios que contribuem para importantes bacias hidrográficas do país. 

Saiba mais em: https://www.geolab.com.br/dicas-de-saude/cerrado-para-a-saude-do-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TILOS: A Ilha SEM Aterro Sanitário!

Além de ser um exemplo de sustentabilidade, a ilha grega de Tilos ou Telos, inspira o mundo com suas práticas.  A ilha conseguiu reduzir 86%...