terça-feira, 29 de novembro de 2022

Dia Nacional da Onça-pintada - 29 de novembro

Dia Nacional da Onça-pintada - 29 de novembro
Dia Nacional da Onça-pintada - 29 de novembro

No dia 29 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Onça-pintada, o maior felino das Américas, topo da cadeia alimentar, símbolo da conservação da biodiversidade brasileira, de força, de exuberância, ao mesmo tempo tão vulnerável às perdas de habitat e à caça.

A data foi oficializada por meio de Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 16 de outubro de 2018, com o objetivo de unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural da espécie. A Portaria declarou ainda a onça-pintada como Símbolo Brasileiro da Conservação da Biodiversidade. 

O maior felino das Américas, que necessita viver em grandes áreas preservadas, é protegido por diversas unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de contar com o Plano Nacional (PAN) de Conservação da Espécie. Em 2018 foram criadas duas unidades de conservação para ajudar a proteger a espécie na Caatinga: Parque Nacional da Boqueirão da Onça e a Área de Proteção Ambiental (APA) Boqueirão da Onça.   

Segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), estimativas indicam que 50% da população total de onças-pintadas do mundo estão no Brasil, entretanto a destruição do habitat aliada à caça predatória faz com que com esteja vulnerável à extinção. Elas vivem em diversos biomas: Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, mas é na Mata Atlântica e na Caatinga que ela é mais ameaçada. 

Saiba mais em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/dia-nacional-da-onca-pintada-o-maior-felino-das-americas-e-festejado-neste-domingo-29

sábado, 19 de novembro de 2022

Dia Mundial do Vaso Sanitário - 19 de Novembro

O Dia Mundial do Vaso Sanitário é comemorado anualmente em 19 de Novembro.

A data pode parecer uma grande brincadeira, mas o assunto não podia ser o mais sério: falta de saneamento básico para bilhões de pessoas!

O World Toilet Day, como é conhecido internacionalmente, ajuda a conscientizar as pessoas e os governos sobre a enorme quantidade de pessoas que não possuem acesso à um vaso sanitário limpo e com sistema de saneamento adequado.

O problema vai muito além do que ter que urinar ou defecar ao ar livre, pois a falta de saneamento básico de qualidade facilita a proliferação de doenças perigosas, como malária e a diarreia, que afeta principalmente as crianças e os recém-nascidos.

Origem do Dia Mundial do Vaso Sanitário

O Dia Mundial do Vaso Sanitário foi oficializado pela Organização das Nações Unidas - ONU em julho de 2003, realizando, desde então, atividades e discussões que conscientizem os governos de todos os países sobre a importância de assegurar um saneamento adequado para toda a população.

Quem teve a ideia de decretar o Dia Mundial do Vaso Sanitário em 19 de Novembro e apresentou a proposta para a ONU foi Cingapura, que enfrenta grandes problemas nesta questão.

Toda essa iniciativa surgiu a partir da Organização Mundial do Vaso Sanitário (World Toilet Organization), fundada em 2001, pelo empresário cingapuriano Jack Sim (atualmente conhecido como "Sr. Sanitário").

No Brasil

Quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por contaminação. 

Somente 50% do volume de esgoto do país recebe tratamento, o que equivale a mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto in natura sendo despejadas diariamente na natureza. Municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupam as primeiras posições do ranking, liderados por Santos (SP). 

Entre os 20 piores estão municípios da região Norte, alguns do Nordeste e Rio de Janeiro. A última posição é ocupada por Macapá (AP).

Fonte: Agência Senado

sábado, 5 de novembro de 2022

Projeto de empreendedorismo arrecada 3.000 pilhas

A proposta inicial de um grupo de alunos do 8º ano B da Emeb Gustavo Teixeira foi desenvolver um projeto voltado ao empreendedorismo, tema trabalhado em aulas oferecidas nas escolas municipais em parceria da Prefeitura de São Pedro, via Secretaria de Educação, e do Sebrae. A ideia cresceu e virou um projeto que teve entre os resultados práticos a garantia de destinação correta a mais de 3.000 pilhas.

Para falar deste projeto, os estudantes Iasmin Melotto, Anna Cláudia Narciso, Laísa Li, Maria Vitória Fracassi e Daniel Soares estiveram na segunda-feira no gabinete do prefeito Thiago Silva após conhecer algumas das atividades realizadas pela Coordenadoria de Meio Ambiente.

“A ideia deste projeto foi de uma necessidade mesmo de fazer o descarte correto das pilhas”, relatou  Laísa Li. Os estudantes também contaram que após realizar uma competição na escola para arrecadar pilhas usadas e chegar ao número de 3.000 unidades para serem descartadas, viram um “caminho aberto” para expandir o projeto, que deve levar pontos de coleta de pilhas, considerado um perigoso resíduo, para alguns pontos comerciais de São Pedro.

Saiba mais em: https://www.atribunapiracicabana.com.br/2022/11/03/projeto-de-empreendedorismo-arrecada-3-000-pilhas/

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Fezes de animais se transformam em gás no Ceará

Fezes de animais se transformam em gás no Ceará


Imagina poder cozinhar com a ajuda de fezes de animais? Parece loucura, mas no interior do Ceará isso já é possível. Prova disso é a agricultora Marcia Maria Monte Silva, 41. Em 2018, a moradora de Sobral teve a vida transformada com a chegada de um biodigestor - equipamento que trata esgoto residencial, possibilitando a transformação de fezes e urinas, por exemplo, em gás ou adubo natural.

Tudo era mais difícil antes disso. A família usava gás normal e carvão. Mas o aumento no preço do gás de cozinha e os recursos escassos da família tornavam uma opção difícil. "O gás logo acabava e o carvão era muito difícil de encontrar. Agora, eu não tenho mais essa preocupação porque só uso meu biodigestor.

O Cetra executou o projeto em três territórios do interior do estado do Ceará, nos municípios de Itapipoca, Irauçuba, Trairi, Senador Sá, Sobral, Pacujá, Mucambo, Graça, Coreaú, Quixeramobim, Quixadá e Pedra Branca.

Saiba mais em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/10/28/projeto-transforma-decomposicao-animal-em-gas-para-cozinhar.htm

ZERO: Dia Internacional do Lixo Zero

O Dia Internacional do Lixo Zero, ou do Resíduo Zero, é um evento anual realizado em 30 de março desde 2023, estabelecido pela Assembleia Ge...