sábado, 19 de novembro de 2022

Dia Mundial do Vaso Sanitário - 19 de Novembro

O Dia Mundial do Vaso Sanitário é comemorado anualmente em 19 de Novembro.

A data pode parecer uma grande brincadeira, mas o assunto não podia ser o mais sério: falta de saneamento básico para bilhões de pessoas!

O World Toilet Day, como é conhecido internacionalmente, ajuda a conscientizar as pessoas e os governos sobre a enorme quantidade de pessoas que não possuem acesso à um vaso sanitário limpo e com sistema de saneamento adequado.

O problema vai muito além do que ter que urinar ou defecar ao ar livre, pois a falta de saneamento básico de qualidade facilita a proliferação de doenças perigosas, como malária e a diarreia, que afeta principalmente as crianças e os recém-nascidos.

Origem do Dia Mundial do Vaso Sanitário

O Dia Mundial do Vaso Sanitário foi oficializado pela Organização das Nações Unidas - ONU em julho de 2003, realizando, desde então, atividades e discussões que conscientizem os governos de todos os países sobre a importância de assegurar um saneamento adequado para toda a população.

Quem teve a ideia de decretar o Dia Mundial do Vaso Sanitário em 19 de Novembro e apresentou a proposta para a ONU foi Cingapura, que enfrenta grandes problemas nesta questão.

Toda essa iniciativa surgiu a partir da Organização Mundial do Vaso Sanitário (World Toilet Organization), fundada em 2001, pelo empresário cingapuriano Jack Sim (atualmente conhecido como "Sr. Sanitário").

No Brasil

Quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por contaminação. 

Somente 50% do volume de esgoto do país recebe tratamento, o que equivale a mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto in natura sendo despejadas diariamente na natureza. Municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupam as primeiras posições do ranking, liderados por Santos (SP). 

Entre os 20 piores estão municípios da região Norte, alguns do Nordeste e Rio de Janeiro. A última posição é ocupada por Macapá (AP).

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TILOS: A Ilha SEM Aterro Sanitário!

Além de ser um exemplo de sustentabilidade, a ilha grega de Tilos ou Telos, inspira o mundo com suas práticas.  A ilha conseguiu reduzir 86%...